Um mês dedicado às ações e campanhas de prevenção, conscientização e combate ao uso de drogas, é o que prevê o Projeto de Lei n° 011/2020, de autoria do deputado estadual Renato Silva (Republicanos), que institui o “Junho Verde” no Calendário Oficial de Eventos em Roraima.

Conforme a proposta, a campanha de incentivo à prevenção às drogas será realizada todos os anos, no mês de junho, e ficará a cargo dos órgãos públicos estaduais e municipais, fazendo parte do calendário de realizações de campanhas preventivas e educativas.

O projeto autoriza as Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) e Secretarias Municipais, além das Polícias Militar e Civil, a realizarem, a cada an, em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis, entidades de classe, associações e federações, campanhas com objetivo de combater o uso de drogas, principalmente por crianças e adolescentes.

“Os principais objetivos da campanha Junho Verde são inibir o uso de drogas e conscientizar cada cidadão da importância da prevenção, trazendo maior esclarecimento à população roraimense sobre a relevância deste ato de saúde pública”, destacou o deputado Renato Silva.

Conforme o parlamentar, dados do último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, apontam que 12% dos adolescentes já experimentaram drogas ilícitas e 56,6% fazem uso de drogas licitas. “Tendo em vista que a imigração desordenada impossibilita mensurar o tamanho real do problema, é necessário um reforço na política estadual antidrogas”, destacou.

JUNHO VERDE- Tendo como norte a Semana Nacional de Políticas públicas sobre Drogas instituído por meio do Decreto nº 28 de maio de 1999, o mês de combate ao uso de drogas lícita e ilícitas vem com o intuito de intensificar de forma prolongada a prevenção e conscientização dos maléficos causados pelo uso de drogas.